O que é o Fundo Brasil de HIV/AIDS:
Diante da conjuntura de intensa crise política, econômica e sanitária no qual o país vem enfrentando, sobretudo no que diz respeito a promoção da saúde das pessoas que vivem com HIV/AIDS em contexto de extrema vulnerabilidade socioeconômica, assim como para o desenvolvimento de ações preventivas a essas enfermidades, o Fundo Positivo criou o Fundo Brasil de HIV/AIDS, com vista a apoiar exclusivamente as Organizações da Sociedade Civil AIDS em todo território nacional, participantes do movimento de luta contra a AIDS no país, para que possam realizar atividades preventivas ao HIV/AIDS.
Esse fundo é exclusivamente para as Organizações da Sociedade Civil AIDS, Fóruns AIDS e Redes de pessoas vivendo com HIV/AIDS de todo território nacional, que atuam em bases comunitárias com populações em contexto de extrema vulnerabilidade socioeconômica e epidemiológica , a saber: população LGBTQIA+, jovens, mulheres, população em situação de rua, migrantes, profissionais do sexo, população negra, idosos, povos de comunidades tradicionais e usuários de substancias psicoativas, para que possam promover ações de prevenção ao HIV/AIDS a apresentarem propostas para apoio ao seu trabalho por um período de 8 meses.
-
VÍDEOS
-
EDITAIS
Lançamento: 10° Edital de Seleção Pública de Projetos – Fundo Brasil de HIV/AIDS.
Diante da conjuntura de intensa crise política, econômica e sanitária no qual o país vem enfrentando, sobretudo no que diz respeito a promoção da saúde das pessoas que vivem com HIV/AIDS em contexto de extrema vulnerabilidade socioeconômica, assim como para o desenvolvimento de ações preventivas a essas enfermidades, o Fundo Positivo criou o Fundo Brasil de HIV/AIDS, com vista a apoiar exclusivamente as Organizações da Sociedade Civil AIDS em todo território nacional, participantes do movimento de luta contra a AIDS no país, para que possam realizar atividades preventivas ao HIV/AIDS.
✍️ Inscreva seu projeto aqui:
https://www.fundopositivoprojetos.org.br/Edital/Details/39
Comitê de Seleção de Projetos
O comitê de seleção de projetos foi composto por profissionais renomados no campo do HIV/AIDS no Brasil, que contribuem tecnicamente e cientificamente desde o início da epidemia para o enfrentamento dessas enfermidades, desde o final da década de 80 até os dias atuais, a saber: Profº Drº Alexandre Grangeiro – USP, Profª. Drª Vera Paiva – USP, Profª. Drª Wilza Villela – UNIFESP e Marcia Colombo do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde. O comitê se reuniu nos dias 12 e 13 de abril 2022.
No total, o Fundo Positivo recebeu a inscrição de 51 projetos, de vários estados brasileiros. Este ano o tema definido foi “Promoção de ações de prevenção ao HIV/AIDS, incidência política e assistência”.
Projetos Selecionados no 10º Edital do Fundo Brasil de HIV/AIDS
Confira os projetos selecionados:
Encontro Nacional dos Projetos Apoiados através do 10º Edital de Seleção Pública – Fundo Brasil de HIV/AIDS
O Fundo Positivo realizou no dia 26/04/2022 o 1º Encontro Nacional dos Projetos Apoiados através do 10º Edital de Seleção Pública – Fundo Brasil de HIV/AIDS, foi uma tarde maravilhosa de reencontro com parceir@s históric@s do movimento de AIDS Brasileiro, as organizações apresentaram para o grupo os projetos que serão realizados nos territórios, como resposta da sociedade no enfrentamento da epidemia.
-
Projetos Selecionados no 10º Edital do Fundo Brasil de HIV/AIDS
Confira os projetos selecionados:
-
PROJETOS APOIADOS
Vamos conhecer as iniciativas dos 15 projetos apoiados através do 10º Edital do Fundo Brasil de HIV/AIDS que estão em execução:
OSC: Amazona Associação de Prevenção à Aids.
Cidade: João Pessoa.
Estado: Paraíba.
Nome do Projeto: A voz da garotada: disseminando conhecimentos para a prevenção das IST/HIV/AIDS e hepatites virais.
Resumo do Projeto: O projeto desenvolve oficinas lúdicas de educomunicação para disseminar as estratégias da prevenção combinada ao HIV/AIDS voltado para a Infância, adolescência e jovens adultos em contexto de maior vulnerabilidade socioeconômica e epidemiológica.
Fotos:
OSC: AMIRES – Associação Missão Resplandecer.
Cidade: Duque de Caxias.
Estado: Rio de Janeiro.
Nome do Projeto: Advocacy para fortalecimento das ações de enfrentamento a IST/AIDS no estado do rio.
Resumo do Projeto: O Projeto está resgatando a participação efetiva da sociedade civil organizada, a saber: líderes comunitários, participantes de ONGs/AIDS e Pessoas vivendo com HIV/AIDS. Está sendo reorganizado o fortalecimento do Fórum de Ongs AIDS/RJ com a criação de uma agenda política pragmática, construída pelo Fórum em conjunto com as ONGs/AIDS/RJ para o desenvolvimento de ações de advocacy e incidência política, visando o fortalecimento das políticas de enfrentamento a AIDS no Estado.
Fotos:
OSC: Associação de Pessoas Vivendo Com HIV/AIDS do Rio Grande do Sul
Cidade: Porto Alegre.
Estado: Rio Grande do Sul.
Nome do Projeto: NO AR: PositHIVas na Prevenção.
Resumo do Projeto: O projeto está democratizando o acesso das informações sobre as estratégias da prevenção combinada ao HIV/AIDS, incluindo públicos com restrição de internet em situação de vulnerabilidade socioeconômica e vivendo com HIV/AIDS, bem como tem fomentado a participação das lideranças do Movimento Nacional das Cidadãs PositHiVas – MNCP para que possam participar de audiências públicas sobre HIV/AIDS. Através da formação em advocacy tem sido potencializado a atuação para que possam incidir nas políticas públicas em defesa do Sistema Único de Saúde – SUS, envolvendo gestores, profissionais da saúde e lideranças comunitárias.
Fotos e Resultados:
Link de Acesso ao Site: https://mncp.org.br/2022/05/01/no-ar-posithivas-na-prevencao/
OSC: Associação Águia Morena de Redução De Danos.
Cidade: Campo Grande.
Estado: Mato Grosso do Sul.
Nome do Projeto: Vamos falar de Redução de Danos – Comunicação, Informação e Prevenção ao HIV/Aids e uso abusivo de álcool e outras drogas.
Resumo do Projeto: O projeto tem divulgado produtos de comunicação, sintonizado com os formatos digitas de longo alcance, historicizando a presença da Redução de Danos no Brasil, por meio de divulgação de técnicas e estratégias de redução de danos associadas às estratégias da prevenção combinada do HIV/AIDS, a partir da perspectiva dos direitos humanos e cuidado para populações-chave e prioritárias, a saber: população LGBTQIA+, migrantes brasileiros e estrangeiros, população em situação de rua, profissionais do sexo, jovens, mulheres, população usuária de álcool e outras drogas, fornecendo subsídios e espaços de debates para visibilizar as ações, com a criação de vídeos, podcast, e-book e artigo científico.
Fotos:
OSC: Associação de Gays Lésbicas e Travestis de Parintins.
Cidade: Parintins.
Estado: Amazonas.
Nome do Projeto: Ilha encantada, garantindo e caprichando – dialogando com estratégias de prevenção combinada.
Resumo do Projeto: O projeto tem disseminado no território através de oficinas as estratégias de prevenção combinada ao HIV/AIDS com recorte de gênero e sexualidade, voltado para a população chave e prioritária da epidemia, a saber: jovens, população LGBTQIA+, pessoas com deficiência, população negra, povos originários de comunidades tradicionais, população em situação de rua e profissionais do sexo, promovendo atenção e diagnóstico das infecções sexualmente transmissíveis, HIV e Hepatites Virais, em abordagens comportamentais, estruturais e biomédicas, efetivando ações de educação entre pares, contribuindo assim para as políticas públicas no âmbito do HIV.
Fotos:
OSC: Centro de Orientação e desenvolvimento de Luta pela Vida
Cidade: João Pessoa
Estado: Paraíba.
Nome do Projeto: Combinando prevenção.
Resumo do Projeto: O projeto atua disseminando no território as estratégias da prevenção combinada das infecções sexualmente transmissíveis, HIV/AIDS entre a população LGBTQIA+, o projeto vem atuando em rede com as demais organizações existes na comunidade desenvolvendo em parceria ações de saúde, utilizando a metodologia inspirada nas práticas da educação popular, que respeita a autonomia e os saberes dos participantes, propiciando um diálogo com promoção dos direitos humanos, reconhecimento da diversidade cultural e recusa de qualquer forma de discriminação.
Fotos:
OSC: Fórum de ONG/AIDS do Estado de São Paulo.
Cidade: São Paulo.
Estado: São Paulo.
Nome do Projeto: Prevenção combinada do HIV: é só escolher!
Resumo do Projeto: O projeto está contribuindo para o enfrentamento da epidemia de HIV/AIDS, promovendo ações estratégicas para efetivação da prevenção combinada nos 3 Departamentos Regionais de Saúde do Estado de São Paulo (DRS), realizando reuniões com gestores e demais atores sociais, campanhas virtuais e produzindo materiais informativos a saber: cartazes, cards, vídeos animados e ao final da execução fará um levantamento dos desafios e dificuldades enfrentadas através de uma avaliação no processo e manutenção da continuidade das ações.
Fotos e Resultados:
OSC: GESTOS – Soropositividade, comunicação e gênero
Cidade: Recife.
Estado: Pernambuco.
Nome do Projeto: Prevenção para jovens: vamos combinar na praça?
Resumo do Projeto: O projeto está desenvolvendo atividades de multiplicação sobre a prevenção combinada do HIV voltado para o público de jovens. Também está formando 12 jovens para difusão de informações em atividades culturais com projeção educativas em espaços públicos de socialização do Recife, a saber: roda de conversa, som na rural com DJ, pintura de camisas, distribuição de materiais informativos e insumos de prevenção: camisinha masculina, camisinha feminina e gel lubrificante.
Fotos:
OSC: Grupo conexão G de cidadania LGBT de favelas.
Cidade: Rio de Janeiro.
Estado: Rio de Janeiro.
Nome do Projeto: Programa de Proteção à Vida e Direito à Saúde de Pessoas LGBTQIA+ Vivendo com HIV/AIDS.
Resumo do Projeto: O projeto está capacitando 30 pessoas LGBTQIA+, jovens, mulheres, população negra, profissionais do sexo que vivem em favelas, como agentes multiplicadores de conhecimento acerca de temas diretamente associados ao HIV/AIDS, além de segurança pública, direitos humanos e quebra de estigmas. A formação está impactando na construção do diagnóstico das incursões policiais no acesso aos serviços de saúde, bem como na produção de dados sobre HIV/AIDS em territórios de favela e na quebra de estigmas associados ao HIV, para desmantelar o imaginário social acerca das pessoas que vivem com HIV/AIDS.
Fotos e Resultados:
OSC: GRUPO PELA VIDDA -RJ
Cidade: Rio de Janeiro.
Estado: Rio de Janeiro.
Nome do Projeto: Pela vida das vozes positivas.
Resumo do Projeto: O projeto desenvolve ações de formação acerca do acesso e direitos no Sistema Único de Saúde – SUS, promoção da saúde, novas tecnologias como PeP e PrEP e a importância da testagem e do diagnóstico precoce ao HIV, voltados para os grupos de jovens, mulheres, homens que fazem sexo com homens – HSH, pessoas trans, população negra e profissionais do sexo, juntamente com equipes de saúde e assistência social, principalmente com agentes comunitários de saúde.
Fotos:
OSC: GTP+ Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo.
Cidade: Recife.
Estado: Pernambuco.
Nome do Projeto: “Nesta ‘batalha’ não estou só”: mercadores de ilusões.
Resumo do Projeto: O projeto respalda as profissionais do sexo travestis e transexuais da cidade do Recife com distribuição de insumos de prevenção, preservativos e lubrificantes nos locais onde se exerce o trabalho sexual, oferta ainda testagem rápida para o HIV na sede da instituição, com acompanhamento na primeira consulta para os casos reagentes no serviço de referência para o tratamento do HIV e; articulação para inserção desses grupos nos serviços que ofertam a PrEP no Sistema Único de Saúde – SUS, a partir da parceria com o Hospital das Clínicas.
Fotos:
OSC: Associação de travestis e transexuais do Rio Grande do Sul.
Cidade: Porto Alegre.
Estado: Rio Grande do Sul.
Nome do Projeto: Prevenção e ação.
Resumo do Projeto: O Projeto promove ações de base comunitária para a prevenção de HIV/AIDS, incluindo a distribuição de insumos de prevenção preservativos, orientação e divulgação dos serviços que ofertam PrEP e PeP e outras ações alusivas à prevenção em espaços de sociabilidade de pessoas vivendo com HIV/AIDS, na cidade de Porto Alegre. Realizando ações presenciais e virtuais de divulgação sobre as estratégias da prevenção combinado do HIV/AIDS e advocacy, aumentando o acesso aos serviços públicos de saúde para a população LGBTQIA+, população em situação de rua e população vivendo com HIV/AIDS, sedimentando parcerias com órgãos municipais de saúde.
Resultados:
OSC: Rede Mulheres Negras
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
Nome do Projeto: Mulheres Negras e Saúde: Estratégias de enfrentamento às ISTs, HIV e AIDS
Resumo do Projeto: O projeto está promovendo a implementação de políticas públicas integrais de saúde da população negra, voltados para jovens, mulheres, população LGBTQIA+, população negra e povos originários de comunidades tradicionais, disseminando informações sobre estratégias de prevenção combinada, realizando oficinas em diferentes regiões do Estado e promoverá o III Seminário Teresa de Benguela: Saúde integral da População Negra e os desafios na prevenção combinada ao HIV/AIDS.
Fotos:
Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids, Núcleo Curitiba e Região Metropolitana (RNP+C).
Cidade: Curitiba.
Estado: Paraná.
Nome do Projeto: Viveração podcast – sexualidade, saúde e autoestima – 2ª temporada.
Público-alvo: Jovens, LGBTQIA+ e pessoas vivendo com HIV/AIDS.
Resumo do Projeto: O projeto tem desenvolvido um podcast com diversos episódios focado nas estratégias da prevenção combinada do HIV/AIDS, adesão ao tratamento do HIV, PrEP, sexualidade e direitos humanos, promovendo o acesso à informação sobre autocuidado, autoestima entre homens gays, bissexuais, homens que fazem sexo com outros homens – HSH e pessoas vivendo com HIV/AIDS.
Resultados:
Link 1 – PODCASTS: https://pod.link/viveracao
OSC: Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids, Núcleo Ceará (RNP+CE).
Cidade: Fortaleza.
Estado: Ceará.
Nome do Projeto: “Ativistas positHIVos na defesa do SUS, da Política de HIV/Aids e da Vida.
Resumo do Projeto: O projeto promove o engajamento de ativistas soropositivos/as, a saber: Mulheres, população LGBTQIA+ e população negra da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids, Núcleo Ceará (RNP+CE), realizando ações de multiplicação entre pares no serviço de referência e incidindo nos espaços de controle social para visibilizar e monitorar as políticas públicas de HIV/AIDS. Estão construindo recomendações sobre assistência e tratamento que será divulgado e entregue à representantes das gestões estadual, municipal e instâncias de controle social.
Fotos: